Como criar páginas de vendas que convertem

Bem-vindo(a) a este artigo do Gerenciando Web.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como criar uma página de vendas eficiente da forma mais simples possível.

Página de vendas

Esse artigo não tem como base pesquisas feitas na internet.
Vou descrever o passo a passo que utilizo para criar páginas de vendas baseado na minha experiência.

Geralmente sigo duas etapas para criar minhas páginas de venda.

  1. Conteúdo: Primeiramente descrevo um rascunho do conteúdo a ser inserido na página de vendas.
  2. Página: Finalmente transformo o rascunho em página através do OptimizePress.

Não conhece o OptimizePress? Clique Aqui para acessar o site oficial ou veja nosso artigo sobre OptimizePress.

Vamos ao passo a passo de cada uma das etapas.

Conteúdo perfeito para criar uma página de vendas

Conteúdo para página de vendas

Busque sempre destacar os benefícios de seu produto e estude gatilhos mentais.
Isso com certeza vai fazer a conversão do seu produto aumentar.

O conteúdo de uma página de vendas é algo complexo.
Dificilmente a primeira versão de uma página de vendas será a definitiva.
É necessário fazer ajustes com o tempo para melhorar a conversão, dessa forma você conseguirá melhores resultados.

As páginas de vendas do Gerenciando Web geralmente seguem uma abordagem bem simples baseada em chamada de atençãodor, benefícios, oferta, prova social, bônus, escassez e garantia.

Desperte a atenção

desperte a atenção

A melhor forma de começar é através de uma chamada forte que prenda a atenção imediata do seu lead.

Já fiz muitos testes e obtive os melhores resultados expondo imediatamente a principal dor do lead ou também despertando a curiosidade.

Recomendo visitar diversas páginas de vendas e buscar identificar o que os grandes estão fazendo para prender a atenção do público.
Você com certeza será capaz de identificar uma forte chamada para prender a atenção.

O que é muito utilizado são comparações inusitadas.

Vendo alguns exemplos práticos em outras páginas tenho certeza que você será capaz de criar uma chamada criativa para prender a atenção do seu lead.

Dor

dor

Busque identificar exatamente qual a dor “dificuldade“de seu lead.
Após entender qual a dor do seu lead fica mais fácil planejar o conteúdo da página vendas.

Você precisa entender bem a necessidade do seu cliente e o produto precisa suprir essa necessidade.

Dica: Nem sempre seu lead já sabe qual a sua dor.

Então relembrá-lo na página de vendas pode gerar ótimos resultados.

Benefícios

benefícios

Chegou o momento de falar do seu produto.
Você precisa buscar mostrar o maior número de benefícios do seu produto.
Seu lead precisa compreender que seu produto realmente vai resolver a dor que ele está enfrentando.

Oferta

Oferta

Ao contrário que possa parecer num primeiro momento, a oferta não é apenas oferecer seu produto e pronto.
Seu lead precisa entender que aquele é momento certo. Se ele não agir rápido pode perder a oportunidade de resolver sua dor.

Ou seja.

Você precisa quebrar as rejeições que o impedem de comprar.

Ele não vai comprar por falta de dinheiro?
Ok, mostre que tem parcelamento ou mesmo que seu produto pode aumentar sua produtividade e fazer ele ganhar mais dinheiro.

Ele tem medo que seu produto seja um golpe?
Ok, mostre para ele que seu produto é comercializado em plataformas seguras que garantem sua privacidade, segurança e garantia na compra.

Enfim. Vai depender de você entender e quebrar as possíveis rejeições que seu lead terá pelo seu produto.
Uma oferta bem planejada irá quebrar rejeições e aumentará significativamente a conversão do seu produto.

Prova social

prova social

A prova social são os depoimentos dos seus clientes.

Saber que seu produto já resolveu a dor de outras pessoas vai reforçar a confiança em seu produto e quebrar muitas objeções.

Já vi páginas de vendas de produtos mais vendidos onde todo conteúdo da página de vendas eram apenas centenas de depoimentos de clientes satisfeitos.

Essa com certeza é uma estratégia de vendas eficiente.

Mas cuidado.

Em hipótese nenhuma use depoimentos falsos ou comprados.
Isso é facilmente identificado e pode abalar sua imagem e de seu produto. Entre utilizar depoimentos falsos e não usar é melhor não usar.

Uma boa estratégia é simplesmente pedir os depoimentos voluntários para seus clientes. Quem de fato gostou do seu produto dificilmente vai se negar a enviar um depoimento.

Bônus

Bônus

Juro que não entendo isso até hoje.

Mas tem muitas pessoas que compram os produtos simplesmente devido aos bônus.
Se você observar as páginas de vendas de grandes profissionais de Marketing você vai perceber que a grande maioria dá muita ênfase aos bônus.

A explicação é simples.

Um bônus que complementa o produto vai sim aumentar a conversão.

De toda forma não costumo oferecer muitos bônus aqui no Gerenciando Web.

Escassez

Escassez

Esse é um ponto importante e deve ser abordado durante a oferta.

Seu produto não deveria ser ilimitado. Você precisa deixar claro para seu cliente que aquela pode ser uma oportunidade única.
Se ele não aproveitar aquele momento poderá não ter uma nova chance de adquirir seu produto e resolver sua dor.

Estipule um tempo limite, um número X de vagas.
Qualquer coisa que faça seu cliente entender que aquela pode ser sua única oportunidade.

Garantia

Garantia

Outro fator igualmente importante para conversão é a garantia.
Por padrão e por lei as plataformas oferecem 7 dias de proteção (garantia) de dinheiro de volta caso o cliente não estiver satisfeito com o produto.

Lembrar seu lead que ele tem esse direito de dinheiro de volta caso não esteja satisfeito ajuda muito na conversão.

E entre nós.

Por melhor que seja o produto alguns compram por malandros se aproveitando desse direito pedem reembolso e também não é possível satisfazer todo mundo.

Se tiver um pedido de reembolso conceda o mais breve possível.

É muito mais produtivo e menos estressante procurar novos clientes que discutir com cliente que não gostou do produto.

Jornada do herói

Jornada do Herói

É impossível falar em página de vendas sem mencionar a Jornada do Herói.
A Jornada do Herói é um jargão utilizado para contar uma história.
Você pode utilizar sua história como base para criar o conteúdo/narrativa de sua página de vendas.

Pessoas compram de pessoas que conhecem e confiam.
Então conte sua história. Mostre que você é uma pessoa comum que já passou por aquela mesma dor e que conseguiu resolver aplicando seu método/produto.

Busque fazer seu lead se identificar o máximo possível com sua história.

Você pode acessar dezenas de páginas de vendas.
Com certeza vai perceber que a grande maioria das páginas de produtos de sucesso usam exatamente essa estratégia.

Fazer seu lead se identificar com sua história/produto é fundamental para aumentar a conversão.

Estrutura da página de vendas

Estrutura da página de vendas

Já pensou no conteúdo?
Ótimo, agora chegou a próxima etapa.
Transformar esse conteúdo em uma apresentação chamativa para seu lead.

Por onde começar?

Uma página de vendas deve ser criada por diferentes seções que apresentam seu produto em uma sequência lógica.

A sequência lógica que costumo utilizar em minhas páginas de venda é.

  1. Chamada de atenção
  2. Vídeo de vendas
  3. Botão de compra
  4. Benefícios do produto
  5. Prova social
  6. Botão de compra
  7. Bônus
  8. Escassez
  9. Garantia
  10. Botão de compra

Claro que sempre faço testes e altero um pouco essa sequência para melhorar o contexto e apresentação da página.

Também costumo separar as seções por cores diferentes. Isso ajuda a manter o lead na sequência da página e ajuda na interpretação do contexto do produto.

Agora precisamos jogar tudo isso em uma página.

Para isso mais uma vez recomendo o OptimizePress que disponibiliza diversos elementos que facilitam muito a construção de páginas bonitas de forma rápida.

Vamos aos principais elementos e sua utilização.

Títulos e Subtítulos

Títulos e Subtítulos

Os títulos são elementos mais chamativos.

Geralmente textos em caixa alta que recebem muito destaque e devem fazer uma chamada para aquela seção da página.

O Subtítulo geralmente recebe um texto um pouco menor e se trata de uma rápida explicação sobre o que será apresentado naquela seção da página.

Vídeos

Vídeos

Um dos recursos favoritos da grande maioria dos profissionais de marketing inclusive meu.

Vídeos devem ser utilizados em páginas de venda. É fato que a grande maioria das pessoas prefere assistir vídeos que ler textos extensos.

A criação de um vídeo de vendas não é muito complexa.

Se você não leva jeito para ficar em frente a câmera pode criar uma apresentação em Power Point, Prezi, Software de Mapa Mental ou mesmo qualquer um dos diversos sites e ferramentas de criação de vídeos animados como o https://www.powtoon.com/home/ por exemplo.

Tudo que precisa fazer é pegar seu conteúdo, criar uma apresentação e gravar a tela do computador com Camtasia Studio por exemplo.

Não é algo muito complexo e tem diversos tutoriais no YouTube que serão muito úteis em caso de dúvidas.

Em muitas páginas de vendas temos apenas uma Headline, seguida de um vídeo e botão de compra.
Nesse caso, o vídeo de vendas precisa ser muito bem feito e deve abordar todo conteúdo como descrito acima.

Botão de compra

botão de compra

Precisamos dar um destaque especial ao botão de compra.

Com o OptimizePress é possível criar botões de compra extremamente chamativos, com recursos adicionais como por exemplo esconder uma PopUp de captura que vai aparecer assim que clicar no botão e somente deixará o lead continuar se fornecer seus dados que você pode usar para remarketing.

Enfim.

O botão de compra precisa de destaque, de uma boa chamada para ação. Isso é fundamental para conversão.

Imagens

imagens

Imagens são indispensáveis para qualquer página de vendas.
Imagens chamativas prendem a atenção do lead e fazem ele prestar mais atenção na página de vendas.

Pessoalmente utilizo muitas imagens animadas apontando para os pontos que quero dar destaque.

Sempre que você vê uma imagem apontando para um determinado local automaticamente você presta atenção naquele local.

A alguns anos comprei um pacote gigantesco de imagens e utilizo quase sempre imagens desse pacote.

Mas tem centenas de bancos de imagens gratuitas que você pode utilizar tranquilamente.
Basta buscar no Google (Banco de imagens) com certeza vai encontrar imagens incríveis para utilizar em suas páginas.

Dica: Busque os termos em inglês, alemão, francês e mesmo russo.

Isso vai lhe ajudar a encontrar mais bancos de imagens e imagens melhores para utilizar em seus projetos.

Captura

captura

Preciso lhe chamar atenção para isso.

Geralmente as pessoas só compram de quem conhecem e confiam.
Quando uma pessoa cai de paraquedas na sua página de venda dificilmente ele vai comprar seu produto.

Por isso é essencial que você busque capturar o contato desse lead e crie uma campanha de remarketing.
Isso vai construir mais confiança de seu lead e vai aumentar drasticamente sua conversão.

Mas uma vez preciso recomendar o OptimizePress.
Ele disponibiliza recursos fantásticos que facilitam muito a captura de seus leads.

Pessoalmente utilizo o OptimizePress para esconder os formulários de captura atrás do botão de compra.

Contador regressivo

Contador regressivo

Outros recursos que utilizo em praticamente todas as minhas páginas é um contador regressivo para gerar escassez.
Isso é fundamental para ajudar aquele lead indeciso a fechar a compra.

Com o OptimizePress podemos escolher e inserir diversos tipos de contadores regressivos nas páginas.
Com ele é possível identificar o lead através de cookies e seção para mostrar um contador personalizado para cada lead.

O tempo será diferente para cada lead que visita sua página.
Isso é realmente eficiente.

Barra de progresso

progresso

A barra de progresso é outro elemento muito útil que vai ajudar a concretizar a venda.

Pode ser usada para diversas aplicações como por exemplo, mapear o processo de compra mostrando para o lead as etapas que ainda faltam para concluir a compra ou mesmo para mostrar a porcentagem de vagas que já estão preenchidas e gerar ainda mais escassez para fechar a venda.

Resolvi mencionar esse recurso do OptimizePress pois ele é realmente eficiente e utilizo ele com muita frequência.

Lista de recursos

lista de recursos

Esse é outro recurso interessante.
Trata se de listar benefícios, aulas, módulos ou qualquer outro atributo de seu produto.

Ter uma listagem melhora muito a aceitação do seu produto.
Mais uma vez, com o OptimizePress é possível criar listas com diversos efeitos incríveis tornando esse recurso muito chamativo.

Caramba. É muita coisa, vou contratar alguém para criar minhas páginas de vendas

contratar alguém para criar minhas páginas de vendas

Quando converso com empreendedores e empresários sobre todo esse processo de criação de páginas de vendas a grande maioria tenta me contratar para fazer esses serviços.

De fato, a deficiência de profissionais nessa área é marcante.

Você dificilmente vai encontrar um profissional que realmente crie páginas de venda com qualidade.
Claro, se estiver disposto a investir um valor mais alto vai conseguir contratar agências com profissionais qualificados.

Mas como mencionei. Precisa estar disposto a pagar o preço.

Hoje a grande maioria dos profissionais (inclusive eu) estão envolvidos com seus próprios projetos. Sendo assim você dificilmente vai encontrar um profissional realmente qualificado com tempo disponível para contratar.

Sendo assim a melhor forma é você aprender, mesmo que custe tempo e dedicação.
Se realmente pretende levar seus projetos na internet como negócio de longo prazo você precisará criar diversas páginas de venda para muitos projetos ou mesmo atualizar suas páginas constantemente.

Outra questão é que não importa qual profissional você contrata.
Ele não terá conhecimento sobre seu produto ou público como você tem.

Então com toda certeza as páginas de venda criadas por você, para vender seu produto, para seu público vão converter muito mais.

OptimizePress

OptimizePress

Existem muitas ferramentas para criar páginas de vendas.
Como você deve ter percebido no decorrer do artigo minha escolha e indicação é o OptimizePress por se tratar de uma ferramenta com muitos recursos e simples de utilizar.

O OptimizePress tem recursos incríveis tornando possível criar páginas muito bonitas com diversos elementos que aumentam a conversão.

Outra grande vantagem é o custo do OptimizePress.
Não existe ferramenta mais barata que o OptimizePress para criar páginas de venda, captura e áreas de membros.
Pode confiar. O OptimizePress melhor custo/benefício do mercado.

Clique aqui para acessar o site oficial.

Curso completo de OptimizePress

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Se você gostou das dicas desse artigo e se interessou em utilizar o OptimizePress para criar suas páginas preciso lhe falar que em nosso Portal de Cursos você encontra um completo curso de OptimizePress.

No curso de OptimizePress ensino passo a passo como instalar/configurar o OptimizePress, como criar páginas de vendas/captura incríveis e passo a passo como criar áreas de membros já integradas com plataformas.

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Bom.

Por hoje é só.
Se ficou com dúvidas por favor comente.

Como criar páginas de vendas que convertem
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4 comentários em “Como criar páginas de vendas que convertem”

  1. Nossa, Gabriel, show de bola o artigo sobre páginas de vendas. Achei ele bem explicativo, mostrando uma sequencia lógica e ideal para se ter uma boa página de vendas. Como sempre, dando conteúdo de alto valor. Sou seu aluno no seu portal e gosto muito do seu estilo de ensinar. Parabéns pelo seu trabalho. Sucesso.

Comentários encerrados.